Home » Perguntas mais frequentes (FAQ)

Perguntas mais frequentes (FAQ)

Poderemos atualizar essa seção conforme outras perguntas forem sendo enviadas à organização da GGJ em São Caetano do Sul.

Não entendi o objetivo do evento. É um curso ou é uma feira?
Nem uma coisa, nem outra. A Global Game Jam funciona como uma “maratona” voltada para desenvolvedores de jogos. Você e sua equipe vão se dedicar durante dois dias ao desenvolvimento de um jogo a partir de um tema fornecido no início do evento.

Como serão montadas as equipes para a Global Game Jam ?
Você pode vir já com uma equipe montada, por exemplo, seus amigos ou colegas de faculdade ou trabalho. Caso você não tenha uma equipe na hora você poderá encontrar conhecer pessoas e formar uma equipe ou entrar em uma já existente. Um dos objetivos do evento é você interagir com outros desenvolvedores, mas ninguém será forçado a isso. Todos os integrantes da equipe devem estar cadastrados com antecedência e devem estar confirmados no evento.

Há alguma restrição referente à tecnologia ou plataforma?
Não. Plataforma, sistema operacional, engine e similares não possuem restrição. Mas, você é responsável por sua correta instalação e licenças (se aplicável). Dica: venha com o ambiente já instalado em seu computador. Durante o evento forneceremos acesso à Internet, mas é melhor não perder tempo com a preparação do ambiente.

Posso trazer um jogo pronto para a Game Jam?
Não. A ideia do evento é a criação de novos jogos. Além disso, dificilmente o jogo se adequará ao tema do evento, que ainda não foi definido e que só será revelado na abertura da GGJ.

Qual vai ser o tema do evento deste ano?
O tema será divulgado apenas no dia do evento. No ano de 2009, por exemplo o tema foi: “As long as we have each other, we’ll never run out of problems”
Importante: o tema pode estar associado a restrições. Por exemplo, em 2009 os jogos eram restritos a seções de 5 minutos.
O tema em 2010 foi bastante aberto: “deception” (fraude, engodo, etc), mas era obrigatório que cada jogo usasse pelo menos um dos três elementos: lines, mines ou pines.

Há algum prêmio?
O caráter do evento é mais colaborativo. Não serão distribuídos prêmios. A grande recompensa é colocar um jogo em seu portfólio e aumentar sua rede de contatos na área de desenvolvimento de games.
Além disso, pode ser uma boa ideia continuar a desenvolver o jogo e enviá-lo para concursos como, por exemplo, o Concurso de Jogos Independentes do SBGames. Em 2010, os jogos Semblante e Aliens and Zombies, iniciados na GGJ, participaram desse concurso.

Mas há algum tipo de avaliação, ranking ou feedback dos melhores jogos?
Está prevista na Fatec São Caetano do Sul uma sessão de apresentação dos games logo após o término da submissão dos mesmos ao site da GGJ, ainda no domingo. Além disso, no próprio site do Global Game Jam é possível comentar e avaliar todos os jogos.

O evento é exclusivo para alunos da Fatec São Caetano do Sul?
Não. É livre para qualquer um participar. As equipes podem ser formadas por alunos e profissionais de diversas instituições de maneira mista. Inclusive, devido ao seu aspecto multidisciplinar é excelente que haja a interação entre pessoas de locais diferentes.

Pode ser levado computador desktop?
É recomendável que você traga um notebook pela facilidade de transporte. Mas, você pode trazer seu desktop se achar melhor. Neste caso, porém, você deve trazer todos os acessórios: Monitor, teclado, mouse, etc. A Fatec não fornecerá cabos e similares.

Até quando é possível se inscrever?
As inscrições realizadas até a quarta-feira da semana da GGJ serão aceitas automaticamente. A partir da quinta, as inscrições poderão não ser confirmadas e ficarão sujeitas a uma lista de espera.

Posso me inscrever na hora?
Não. Por questões de segurança, a faculdade necessita da lista de participantes com antecedência.

Posso postar sobre este evento em meu blog / Twitter?
Sem dúvida que sim. Se preferir, use o texto disponível na página inicial. Use as hashtags #ggjsp e #ggj17.

Vamos ficar trancados por dois dias na Fatec?
Não. Você poderá circular e sair da faculdade durante o evento. Durante a madrugada, porém, é recomendado que você não saia da Fatec por questões de segurança. A entrada será permitida das 7h às 23h.

Posso ficar sem dormir?
Até pode, mas será que vale à pena? Recomenda-se fortemente que você traga um saco de dormir, colchão de ar ou similar.

Não tenho com quem deixar meu filho, esposa, ficante etc. Ele/ela pode vir junto?
Não. O evento é exclusivo aos participantes. Questões de segurança, novamente!

Não dá para fazer um jogo em 48 horas! Não conheço nenhum jogo que tenha sido feito neste tempo.
Vamos lá, alguns exemplos:
1) Jogos criados nos eventos passados:
http://globalgamejam.org/2016/games
2) A Ludum Dare é um evento similar, só que a distância e de caráter individual:
http://www.ludumdare.com/
3) Em 2009, o Itaú Cultural organizou uma Game Jam no mesmo formato de 48 horas:
http://www.itaucultural.org.br/gameplay/?s=gamejam

O estacionamento da Fatec estará disponível?
Isso ainda será verificado junto à Direção da Faculdade.

Tenho 17 anos, posso participar?
Não. Por questões de segurança, o evento está aberto apenas para pessoas com idade a partir de 18 anos.