Home » O que é a Global Game Jam (GGJ)?

O que é a Global Game Jam (GGJ)?

Global Game Jam (GGJ) é um projeto criado pela IGDA (International Game Developers Association) e se trata da maior jam de games mundial que ocorre anualmente em janeiro. A IGDA deixou de gerenciar a Global Game Jam e foi criada uma organização sem fins lucrativos chamada Global Game Jam Inc., que é a atual responsável pela GGJ.

Em cada local onde ocorre a GGJ, dezenas ou centenas de entusiastas reúnem-se e participam ativamente do desenvolvimento de jogos que ficam expostos no site mundial do evento.

global_game_jam_logo

A primeira edição da GGJ foi em 2009 e mais de 1600 participantes em 23 países produziram 370 jogos. Em 2010, o número de participantes cresceu para mais de 4300 em 39 países com cerca de 900 jogos produzidos. Na edição de 2011, foram mais de 1500 jogos produzidos por cerca de 6500 participantes localizados em 169 sites de 44 países.

Vários jogos desenvolvidos durante a GGJ acabam tendo continuidade, como por exemplo Aliens and Zombies Plus e Semblante, desenvolvidos na GGJ 2010 em Curitiba e que fizeram parte do Festival de Jogos Independentes realizado durante o SBGames 2010.

Objetivo

O objetivo da GGJ é que jogos sejam desenvolvidos do início ao fim em 48 horas a partir de uma temática elaborada pela organização do evento. Para isso, os participantes reúnem-se em equipes multidisciplinares, onde cada um pode contribuir com seus talentos da melhor forma possível para que o projeto seja concluído e entregue no prazo.

Não é uma competição, mas sim uma oportunidade de exercitar o pensamento criativo e ter um jogo, ainda que pequeno, publicado em um site de abrangência mundial.